Redação aleatória: Desafios Ambientais na Sociedade Contemporânea.

Redação aleatória: Desafios Ambientais na Sociedade Contemporânea.

Olá! Mais um ciclo de estudos que completo e, dessa vez, a redação que escrevi foi sobre o tema: Desafios Ambientais na Sociedade Contemporânea. O meu corretor pessoal (Chat GPT) dessa vez disse que o meu texto precisa de correções de vírgulas e atenção às concordâncias. Gostei do tema e achei bem atual. Então, a seguir, está o texto que produzi.

O Brasil se destaca internacionalmente quando mencionado em relação à sua rica biodiversidade e ao grande número de riquezas naturais. Entretanto, a exploração irracional e desenfreada realizada em muitos territórios, na busca por um desenvolvimento econômico acaba ameaçando recursos como a água e as florestas. Esses são de uso essencial no setor agrícola que impulsiona o PIB brasileiro.

Os recursos hídricos podem valorizar as áreas que estão, uma vez que são o ponto central no cultivo das principais culturas agrícolas. Isso faz que ocorram crimes ambientais como a escavação não autorizada de postos que, não monitorados, retira água do lençol freático de maneira desenfreada. Tal fato pode ocasionar a escassez ou até o esvaziamento dos mananciais e, sem água, atividade agrícola é diretamente impactada.

Os relatórios anuais divulgados pelo Ministério da agricultura sobre as áreas desmatadas para o plantio mostram o avanço na produção de monoculturas em larga escala. A agricultura impulsiona os resultados econômicos brasileiros há séculos e com o avanço dos maquinários, hoje é possível a retirada de grandes áreas de mata e a substituição dessas por plantio de soja, cana-de-açúcar e milho. Porém, a perda da biodiversidade ocasionadas por tal ação pode chegar a níveis irreversíveis.

Uma alternativa a esses métodos são as agroflorestas, conhecidas por buscarem a preservação de parte da mata local ao plantio de culturas variadas e em harmonia. Esse método busca um desenvolvimento sustentável ao garantir a manutenção da biodiversidade local, ao mesmo tempo que produz o cultivo das commodities em ciclos não tão agressivos. Apesar de não tão lucrativa, mostra-se como uma técnica promissora no combate ao desmatamento desenfreado.

Portanto, a busca por soluções para os problemas discutidos passa por diversas áreas. Desde o aumento da fiscalização a atividades ilegais de perfurações de poços, passando por uma maior conscientização dos produtores ao risco de suas ações e, por fim, chegando a alternativas sustentáveis para a produção em larga escala. Unir o conhecimento científico e técnicas, como as de agroflorestas, pode ser a solução desses problemas ambientais.

Autor: Leandro Souza

Deixe um comentário