Quinta de redação -Energia Nuclear

Quinta de redação -Energia Nuclear

Oba! Quinta chegou, é dia de Redação por aqui. Essa semana o site Projeto Redação trouxe um tema bem legal e que, confesso, achei difícil de escrever. É um tema pouco debatido publicamente mas eles trouxeram várias informações legais (nos textos motivadores e no podcast). Espero que você goste do meu texto.

O tema dessa semana é: Energia nuclear: uma solução para o Brasil?

Textos motivadores:

Texto I: pequeno texto sobre o tema.

http://www.infoescola.com/geografia/energia-nuclear-no-brasil/

Texto II: reportagem sobre o tema.

http://radios.ebc.com.br/revista-brasil/edicao/2015-01/sistema-eletrico-brasileiro-opera-no-limite

Texto III:

energianuclear2

Confiram a seguir o meu texto:

A importância do bom gerenciamento

É fato que o consumo dos recursos naturais a cada ano torna-se mais e mais insustentável. O contínuo crescimento da população humana e a consequente demanda de recursos extraídos em grande parte da natureza, nunca foram tão grandes como na atualidade. A energia, por exemplo, é um dos pontos essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, uma vez que alicerça desde processos industriais a uma simples lâmpada iluminando projetos. Pensar em maneiras eficientes de consumo energético faz-se necessário.

Nos últimos anos, o Brasil mostrou franco desenvolvimento industrial chamando a atenção de investidores em diversas áreas como fábricas automobilísticas e construção urbana. Esses investimentos refletem-se no aumento do consumo energético, impulsionado também pelo crescimento populacional. Quanto maiores produção, consumo e população, maior será o impacto sobre as redes já estabelecidas, e caso não possuam bom gerenciamento estas podem colapsar.

Mundialmente discutem-se maneiras de produção eficientes e sustentáveis. Descobrir formas de desenvolvimento com o mínimo de impactos no meio em que este ocorre é a busca constante das mais diversas áreas de pesquisa. São consideradas formas de energia limpa, por exemplo, a eólica, a hidrelétrica e a nuclear, sendo esta última muito questionada principalmente quanto à segurança de implementação.

Há relatos de acidentes nucleares em alguns países, como Japão, Rússia e Estados Unidos. Os fatos retratam desde erros humanos até causas naturais (terremotos associados a instabilidade do solo). A prevenção dos eventos da natureza pode ser feita ao se escolher um país em que estes não ocorram com grande frequência, como o Brasil, mas os erros humanos são difíceis de serem previstos e, principalmente, controlados.

A implementação da alternativa nuclear pode suprir necessidade energética nacional atual, entretanto seria mais sábio pensar em maneiras alternativas com menos riscos e impactos ambientais, como a implementação de usinas eólicas. É preciso, porém, que sejam desenvolvidas ao mesmo tempo maneiras eficientes de distribuição e aproveitamento do que for gerado, caso contrário estes investimentos podem ser perdidos.

FINALIZANDO

Bom, eu como falei tive bastante dificuldade em escrever esse esse texto. Apesar de conhecer um pouco sobre o tema, acho que meio que me perdi na argumentação, mas acho que mudar demais ia desconfigura-lo. Enfim, o que você achou? Qual sua opinião sobre esse tema? Lembre-se de deixar sua opinião nos comentários ou escrever (junto aos seus textos) para mim no dicadoleandro@gmail.com. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s