Artigo Lido: O desastre na barragem de mineração da Samarco – Fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres

Artigo Lido: O desastre na barragem de mineração da Samarco – Fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres

Vamos retomar os artigos que estão atrasados para divulgação aqui no blog?

Culpa: vida de professor + procrastinação leve = atrasos nos posts. Pararei com isso já!

Este artigo lido corresponde à sexta semana do ano.  (olha que já entramos na 9º!). Estava em um ótimo periódico do Scielo e fala do desastre meio “esquecido” pela mídia.

OS MESMOS LEMBRETES DE SEMPRE

ATENÇÃO: Eu recomento que você primeiro LEIA o artigo que foi resenhado na integra e depois venha ver a resenha aqui no blog! Caso você queira ver apenas minha opinião pessoal sobre o artigo, basta descer até os tópicos de ANÁLISE CRÍTICA PESSOAL.

Na sexta semana do ano, escolhi um artigo em que investiga o desastre na barragem de mineração da Samarco.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra:

ARTIGO: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252016000300010&script=sci_arttext

Então, vamos à resenha:

DADOS DO ARTIGO

Título: O desastre na barragem de mineração da Samarco – Fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres.

Referência Bibliográfica:

FREITAS, Carlos Machado de; SILVA, Mariano Andrade da; MENEZES, Fernanda Carvalho de. O desastre na barragem de mineração da Samarco: fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres. Cienc. Cult.,  São Paulo,  v. 68,  n. 3, Sept.  2016 .   Available from < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000300010&lng=en&nrm=iso >. access on  19  Feb.  2017.  http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000300010.

O estudo

O principal objetivo do estudo foi tirar lições para a redução dos impactos que os desastres, como esse, podem causar.

Estrutura

O trabalho possui a estrutura: Introdução > Desastres em barragens de mineração e seus riscos no Brasil > Impactos do desastre > Ações de mitigação e recuperação após o desastre > Desafios presentes e futuros para a redução de riscos de desastres como o da Samarco > Notas e Referências. Possui 6 páginas.

Conteúdo

O desastre na barragem de Fundão causou danos imensuráveis e foi considerado o maior desse tipo desde 1960. Dentre as causas para esse tipo de acidente destacam-se a manutenção deficiente das estruturas de drenagem, falta de monitoramento contínuo e controle durante a construção e operação dentre outros. As causas do fato são ainda desconhecidas e demonstram a fragilidade do sistema de monitoramento das atividades mineradoras pelo país.

Na primeira os impactos da escala microrregional demonstram que a lama afetou a capacidade do desenvolvimento das plantas, aumento da intensidade dos processos erosivos e assoreamento de rios. As alterações causaram mudanças na cadeia trófica atingindo diretamente organismos que estão na base da cadeia alimentar. Analises indicam que os danos levarão décadas para serem recuperados. A população atingida teve desde mortes (19 óbitos) até outros fatores como a carência na provisão de água potável e alimentos, possível aumento do ciclo de vetores e hospedeiros de doenças e destruição de habitats de espécies selvagens. É necessário o monitoramento a longo prazo dos efeitos relacionados a alimentação, abastecimento de água e outros fatores que foram alterados.

Segundo os pesquisadores, o país será incapaz de avançar nas políticas e ações de redução de risco e desastre em barragens sem que se estabeleça uma clara compreensão integral sobre suas causas nas dimensões temporais e de seus determinantes e condicionantes socioeconômicos. A compreensão das causas desse desastre aponta para os desafios para a redução de risco de desastres.

ANÁLISE CRÍTICA PESSOAL

Que texto bom de se ler. Rápido e preciso apontar o que foi pesquisado, os autores souberam escrever de forma clara para que todos possam ter acesso a este artigo. O ponto principal, que é elencar as lições tiradas do desastre, é a todo momento relembrado. Afinal, saber onde erramos é fundamental para não errarmos mais. Parabéns aos autores pelo ótimo trabalho. Artigo aprovado!

aprovado

CONTATO COM OS AUTORES DO ARTIGO

Infelizmente não há e-mail para contato com os autores do artigo. São eles: Carlos Machado de Freitas, Mariano Andrade da Silva e Fernanda Carvalho de Menezes.

FINALMENTE

Lembre-se que caso tenha alguma indicação de artigo para leitura deixe nos comentários ou através do e-mail dicadoleandro@gmail.com. Até mais!

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Artigo Lido: O desastre na barragem de mineração da Samarco – Fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s