Quinta de redação: Notícias falsas

Quinta de redação: Notícias falsas

Após uma breve folga, voltei!

Já estou recuperado da gripe também já voltaram as aulas no Estado. Este ano fiquei com 40 horas semanais e com a Reforma do Ensino Médio todos os professores ficam integralmente na Escola, o que reduz bastante o meu tempo livre. Espero que isso não influencie negativamente na minha rotina de posts por aqui (acho que não vai =D).

Já volto com este que é talvez o post do Blog que mais gosto de fazer: Quinta de redação! O tema desta semana do site Projeto Redação é : “Hoax”, notícias falsas e suas implicações em sociedades.

Textos motivadores:

Texto I: Reportagem sobre o tema

http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/11/noticias-falsas-sobre-eleicoes-nos-eua-superam-noticias-reais.html

Texto II: Reportagem sobre o tema

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/21/opinion/1485023813_514702.html

Texto III:

charge-midia-mente
Fonte: Google Imagens

 

Confiram a seguir o meu texto:

As implicações das mentiras

Já se conhecem mundialmente os impactos das informações no dia-a-dia. É comum que a pressão popular se baseie em dados repassados por meios de comunicação e redes sociais, e isso faz com que estes sejam alvos de uma maior atenção. O problema está na veracidade e profundidade em que as informações são repassadas. Sabe-se por exemplo que notícias falsas geralmente se direcionam para o senso comum, ignorando assim os fatos relacionados as notícias reais.

No Brasil, em 2016, ocorreu o impeachment da presidenta, fato que foi fortemente influenciado pelas manifestações populares pró e contra tal ação. É interessante perceber que durante este período, várias foram as informações repassadas, e muitas eram falsas. Isso contribuiu para uma guerra política generalizada no país onde se pôs de lado a discussão saudável e se propagaram as brigas e discursos de ira contra aqueles que não possuíam ideias iguais.

A partir do momento em que se publicam notícias falsas com a clara intenção de atingir um objetivo, este, mesmo que alcançado, é ilegítimo pois baseia-se em uma mentira. Outro ponto a se destacar é que por vezes o discurso falso leva a consequências graves, como por exemplo à corrupção pessoal do indivíduo. É comum que discursos corruptos mintam e que tais informações falsas contribuam para uma depreciação lenta, porém generalizada no país.

O senso comum também pode ser afetado uma vez que se desenvolva a cultura de que o “esperto” é aquele que sabe aproveitar as oportunidades, mesmo que para isso tenha que se praticar a desonestidade. As notícias publicadas, replicadas e enaltecidas pela maior parcela da população demonstram que as pessoas buscam cada vez mais ouvir apenas aquilo que lhes apetecem, e este individualismo é prejudica o convívio social.

A punição daqueles que publicam informações falsas com o claro objetivo de prejudicar alguém e uma maior fiscalização das autoridades com o apoio dos gerenciadores das mídias sociais podem contribuir para a redução do fluxo de informações falsas. A população deve ainda ser informada dos riscos inerentes a desta prática, uma vez que são comuns ataques virtuais e roubos de informações pessoais em links falsos replicados por e-mails. Também, ao se compreender a necessidade de pesquisar as fontes de tais notícias, as pessoas podem se habituar e filtrar com maior facilidade aquilo de bom e ruim no âmbito das notícias.

FINALIZANDO

Esse texto foi foi bem fácil por conta do tema ser super atual. Quem nunca ficou com raiva daquelas correntes com informações falsas de Whats? Ou mesmo clicou em um link que despertou o Avast avisando que o site era nocivo? Bem eu já sofri de ambos os males, mas hoje tento filtrar ao máximo as informações da internet, sei que por aqui tem muita coisa mentirosa e perigosa. No mais, gostaria de agradecer a paciência de você leitor(a) que aguardou meu retorno. Já sabe não é, caso queira deixe sua opinião nos comentários ou escreva (também seus textos)  e envie para mim no dicadoleandro@gmail.com. Até mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s