Quinta de Redação: Alimentação Saudável

Quinta de Redação: Alimentação Saudável

É quinta e você já sabe, trago aqui mais um tema para ser dissertado de forma argumentativa. Como já falei em posts passados, seguirei os temas semanais dados pelo site Projeto Redação. Descobri que eles oferecem ainda, gratuitamente, um Podcast em que se comenta sobre a proposta de redação. Então vale a pena conferir.

Essa semana o tema é: O desafio da alimentação saudável: luxo para poucos ou hábito acessível?

Textos motivadores:

Texto I: Reportagem sobre o tema

http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-12-23/comida-saudavel-pesa-no-bolso-afirma-estudo-realizado-no-brasil.html

Texto II:

1239907096138_f
Fonte: Google Imagens

Confiram a seguir o meu texto:

A alternativa orgânica

É comum que se enfatize a importância de uma alimentação saudável em diversos países, porém esse discurso se perde a medida que questões econômicas são pontuadas. O crescimento ou decréscimo monetário nacionais podem ser influenciados por muitos fatores, com destaque para o consumo na indústria alimentícia. O custo de produção influencia diretamente no custo do produto e também nos hábitos de consumo da população.

O aumento do tempo em que as pessoas passam no serviço e a consequente diminuição de tempo livre para outras tarefas impacta no dia a dia em diversos aspectos. A alimentação prática (comumente chamada de Fast Foods) torna-se então um atrativo para muitos. Além disso, tais comidas tendem a possuir mais conservantes e duraram mais tempo que os alimentos orgânicos por exemplo. Mesmo muitas vezes sabendo os malefícios de tal hábito, o homem é direcionado a cumpri-lo e parece não enxergar alternativas viáveis com baixo custo para seguir uma nutrição saudável.

A indústria alimentícia é responsável por grande parte do lucro Produto Interno Bruto do Brasil. Aqueles com grandes áreas produtivas tendem a escolher variedades de frutas, legumes entre outros gêneros que possuam grandes valor comercial, durabilidade e produtividade além de baixos custos de produção e perdas na colheita. Os transgênicos (mais resistentes) associados aos agrotóxicos sintéticos (defesa química) mostram-se economicamente mais eficientes e são assim empregados em larga escala nas plantações.

Os que preferem seguir padrões saudáveis no consumo alimentício encontram dificuldades tanto no custo quanto na oferta de produtos com tais características. Produtos orgânicos possuem preços elevados uma vez que apresentam mais perdas produtivas por conta do não uso de agrotóxicos e de plantas não transgênicas que são mais suscetíveis às intemperes ambientais. O preço aparentemente é o que mais pesa na hora da aquisição e também o menor tempo nas de duração nos estoques caseiros.

O incentivo da produção agrícola orgânica pode ser feito ao se proporcionar por exemplo a redução de impostos ou mesmo o incentivo à capacitação e a aparelhagem desses produtores. Isso iria se refletir na produção nacional, que ao possuir maior oferta resultaria na queda do valor de venda do produto possibilitando o consumo da população que atualmente opta por produtos industrializados que são mais baratos e, por vezes, menos saudáveis.

FINALIZANDO

Gostei muito do tema dessa semana, há inúmeras possibilidades de redação com ele e as alternativas para solucionar os problemas são diversos, como por exemplo o incentivo aos produtores agrícolas que falei ou ainda valorizar categorias profissionais que trabalham diretamente com isso como os nutricionistas e educadores físicos. São muitos os caminhos e espero que a sua produção também seja gratificante.

Espero que tenha gostado do texto e da temática desta semana. Caso queira deixe sua opinião nos comentários ou escreva (também seus textos)  e envie para mim no dicadoleandro@gmail.com. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s