Artigo Lido: Cultivo de Penicillium spp. em resíduos da colheita de soja para produção de celulase, protease e amilase

Artigo Lido: Cultivo de Penicillium spp. em resíduos da colheita de soja para produção de celulase, protease e amilase

Ontem chegou ao fim a 5ª semana deste ano em que, até agora, estou conseguindo cumprir minhas metas pessoais, dentre elas o Artigo Lido semanal. Ajudar, mesmo que de forma simples, na divulgação científica é algo gratificante e para mim está sendo construtivo. Espero que também esteja sendo uma boa experiência para você.

O artigo dessa semana traz um tema que inclusive já abordei de forma indireta em uma redação aqui no Blog. Se trata do destino dos resíduos sólidos, no caso dos resíduos da agroindústria, que possuem potencial para serem utilizados e são muitas vezes descartados de forma aleatória.

MUDANÇAS

A partir de hoje tentarei fazer as resenhas do Artigo Lido menores e com a linguagem mais simples, buscando facilitar ainda mais a compreensão dos artigos e a divulgação deles, espero que goste do novo formato.

OS MESMOS LEMBRETES DE SEMPRE

ATENÇÃO: Eu recomento que você primeiro LEIA o artigo que foi resenhado na integra e depois venha ver a resenha aqui no blog! Caso você queira ver apenas minha opinião pessoal sobre o artigo, basta descer até o tópico ANÁLISE CRÍTICA PESSOAL.

Essa semana, escolhi um artigo em que investiga o cultivo de fungos em resíduos da colheita para produção de enzimas!

Clique aqui para ler o artigo na íntegra:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-737X2016000500597&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Então, vamos à resenha:

DADOS DO ARTIGO

Título: Cultivo de Penicillium spp. em resíduos da colheita de soja para produção de celulase, protease e amilase.

Referência Bibliográfica:

CUNHA, Joice Raísa Barbosa et al. Cultivo de Penicillium spp. em resíduos da colheita de soja para produção de celulase, protease e amilase. Rev. Ceres, Viçosa, v. 63, n. 5, p. 597-604, out.  2016.   disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500597&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 05 fev.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737×201663050002.

O estudo

Em resumo o objetivo do estudo foi avaliar a produção de determinados tipos de enzimas por fungos do gênero Penicillium spp.. Cultivados em resíduos de colheita de soja em diferentes condições, descobriu-se o seu potencial biológico para essa produção.

Estrutura

O trabalho possui a estrutura: Resumo> Introdução> Materiais e Métodos> Resultados de Discussão> Conclusões> Agradecimentos> Referências. Ao todo são 8 páginas.

Conteúdo

Os destinos dos resíduos da agroindústria devem ser refletidos, pois possuem grande potencial poluidor caso sejam descartados de forma inadequada. Entretanto, os mesmos possuem também a capacidade de produção de diversas moléculas como proteínas e outras com alto valor agregado. Estudos realizados mostram que os resíduos da colheita de soja (grande produção brasileira) são um excelente substrato para crescimento de microrganismos produtores de tais moléculas.

A linhagem de Penicillium spp. foi isolada e cultivada em placas de Petri. Em seguida o experimento foi conduzido conforme delineamento inteiramente casualizado com dois níveis dos fatores pH, temperatura e concentração de substrato/umidade para a máxima produção de enzimas pelo isolado fúngico sob o cultivo em estado sólido em resíduos da colheita. Após o cultivo, seguiu-se para a quantificação das atividades enzimáticas que seguiram protocolos já estabelecidos. Os dados obtidos passaram, então, por análises estatísticas.

O isolado fúngico apresentou habilidade metabólica independentemente dos tratamentos e tempos aplicados e demonstrou efeitos significativos ao final de cada intervalo de tempo de cultivo. Observou-se ainda que dependendo do tratamento e da atividade enzimática, houveram diferenças nos tratamentos, com relação as médias obtidas. Todos os resultados são apresentados e discutidos através de tabelas e comparações com outros estudos da área.

Concluiu-se que os resíduos da colheita de soja são substratos interessantes para serem empregados no processo fermentativo. Ainda, os componentes separados do resíduo podem ser pesquisados futuramente. O isolado de Penicillium spp. pode ser considerado promissor agente biológico para produção de protease.

ANÁLISE CRÍTICA PESSOAL

Com uma metodologia incrivelmente bem escrita, esse artigo com certeza entrou para minha lista de recomendados. É um verdadeiro manual pela quantidade de detalhes que possui e a forma como os autores conseguem descrever os motivos das diferenças encontradas nas comparações com outros trabalhos da mesma temática vale a pena (para quem gosta dessa área) ser conferida referência por referência e discussão por discussão. Artigo aprovado!

aprovado

CONTATO COM OS AUTORES DO ARTIGO

Caso você queira entrar em contato com os autores do artigo, o e-mail divulgado para correspondência é lealpat@yahoo.com.br

FINALMENTE

Lembre-se que caso tenha alguma indicação de artigo para leitura deixe nos comentários ou através do e-mail dicadoleandro@gmail.com. Até mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s