Quinta de redação – Redes Sociais

Quinta de redação – Redes Sociais

 

Oi gente! Estou enferrujado na escrita acadêmica e todos sabem que uma das melhores formas de desenferrujar é praticar! Convido a todos para esse projeto de escrita semanal em que discutirei, na forma de uma redação dissertativa-argumentativa, temas aleatórios.

Começo com o tema: Redes Sociais e as consequências do uso excessivo na sociedade contemporânea.

equipept1

Confiram a seguir o meu texto:

Formas de uso das redes sociais e suas consequências

Em diversos momentos históricos nota-se que o prestígio social é bem visto pela sociedade e isso influenciou as ações de muitos indivíduos. Seja em contos ou no próprio relato histórico, é comum encontrar narrativas que versem sobre o poder de dominar trazendo como consequência o sucesso social. Hoje, a exposição pública do sucesso pessoal tornou-se rotina nas mais diversas redes sociais como Facebook e Instagram, entretanto os fatos relatados nelas por vezes não correspondem à realidade do indivíduo.

Em um trecho do documentário “Virando Bixo” que retrata o dia a dia de estudantes de um pré-vestibular, o depoimento de do renomado Dr. Drauzio Varella é claro ao declarar que o sonho da maioria dos jovens brasileiros é o de se tornar o que é dispersado como sucesso nas mídias. Trazendo isso para o diálogo recente, nota-se que o que o conceito de sucesso é receber uma resposta do público ao se demonstrar a vida privada a quem quer que seja, através de vídeos curtos ou por fotos que são incessantemente publicadas em domínio público. Deve-se considerar que apesar de existirem Leis no Brasil de proteção à imagem, inclusive no texto base da Constituição a legislação que abrange o meio virtual ainda é escassa e poucos são os casos já julgados que servem de base para uma defesa no caso de um ataque a imagem pública. 

Poder compartilhar arquivos de forma profissional ou o histórico diário com amigos são fortes atrativos a utilização das redes sociais. Ao se deparar com essas comodidades os usuários são de imediato ligados a uma metodologia que aparentemente se tornara indispensável. Entretanto é comum que ocorra a mistura do uso profissional com o uso pessoal e isso acaba por vezes prejudicando o usuário. Ainda, a utilização em excesso das plataformas pode ser considerada outro ponto negativo quando causa a perda de muitas horas em frente a computadores ou celulares.

Por fim, deve-se notar que o uso das redes sociais de maneiras que não levam em conta as consequências negativas deve ser evitado. Essas plataformas de comunicação podem ser aliadas do indivíduo tanto no crescimento pessoal quanto profissional bastando mudanças nas formas de uso, como o incentivo a publicações de forma privada, ou ainda o incentivo ao compartilhamento de experiências construtivas entre os usuários. O risco das redes sociais não se encontra no uso, mas sim na forma de uso das mesmas.

FINALIZANDO

Espero que tenham gostado dessa novidade! Caso tenham sugestões de tema ou mesmo queiram mandar seus textos para mim, basta entrar em contato nos comentários.

Ah só mais uma coisa, como estou voltando agora a escrever esse tipo de texto, novamente utilizei a referência de criação de texto dada pelo blog Lendo.Org que você pode conferir aqui: http://www.lendo.org/como-fazer-boa-redacao-enem/

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s